Colégio Salesiano Leão XIII

Turno Inverso (Integral)

Possuímos uma proposta pedagógica não escolarizante, com uma rotina construída com e pelas crianças e com opções variadas de atividades e espaços de brincar; além de respeitar, também, as necessidades da família quando esta solicita o acompanhamento das tarefas escolares.

Um ambiente amplo, pensado para esta finalidade, confortável, com várias opções de brinquedos e que simula o espaço familiar, deve ser a referência para que as crianças que frequentam o turno integral sintam-se acolhidas, cuidadas e respeitadas em seus brincares, fazeres e necessidades.

Quando a proposta pedagógica pretende atender física, intelectual e emocionalmente a infância, todos os espaços da instituição devem ser explorados. Restringir a permanência das crianças em apenas um ambiente pode produzir inquietação, cansaço, desgaste emocional, descontentamento, desmotivação.

Condição fundamental nessa escolha é perceber que, no turno inverso, os pequenos são oportunizados a produzir suas culturas infantis num ambiente que acolhe, respeita e educa; principalmente porque à tarde, no turno regular de estudo, devem sentir a mesma motivação para rever os colegas e a professora referência e envolver-se com qualidade na educação escolarizada.